top of page
  • Foto do escritorIgor Emerich

Dica de leitura: Como Jesus se tornou Deus

Atualizado: 12 de jun. de 2023



Em Como Jesus se tornou Deus?, o especialista em cristianismo primitivo, no Jesus histórico e em crítica textual do Novo Testamento Bart D. Ehrman examina a evolução cristológica que se deu entre os séculos I e IV e que levou Jesus de Nazaré, um simples judeu da Galileia do primeiro século, pregador apocalíptico, a ser reconhecido, após sua morte, como Deus pelos cristãos.


Através de uma análise detalhada dos Evangelhos sinóticos, o autor mostra que Jesus não se apresentou como Deus a seus discípulos ou seguidores e nem esses discípulos ou seguidores o viam como tal. Mostra ainda que o Evangelho segundo João, o último evangelho a ser escrito (c. 100), é o único a apresentar Jesus como Deus, mas é também o que mais difere dos outros evangelhos. Para Ehrman, isso evidencia uma mudança na cristologia.


Ao analisar o processo de exaltação de Jesus nos primórdios do cristianismo, Ehrman registra que ele se deu de forma gradual e que o domínio da cultura grega no Império Romano, que dominava a Palestina naquela ocasião, pode ter influenciado no processo de divinização de Jesus.



EHRMAN, Bart. D. Como Jesus se tornou Deus. Tradução: Lúcia Brito. São Paulo: Leya, 2014. (544 páginas)




12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page