top of page
  • Foto do escritorIgor Emerich

Capela de São João Batista - Barra de São João, Casimiro de Abreu, RJ

Atualizado: 12 de jun. de 2023


Em 1616, foi criada, na região hoje conhecida como Barra de São João, a aldeia de São Pedro e a sesmaria de Campos Novos, essa última localizada entre São Pedro e o rio Peruíbe (nome indígena do rio que é hoje chamado de rio São João). Antes da chagada dos colonizadores portugueses, quem habitava a região eram os indígenas da tribo Saraçu, um ramo dos índios Goitacás.


Em 1619, houve a fundação do Arraial de Barra de São João, onde no mesmo ano foi construída, na foz do então chamado rio Peruíbe, uma capela em homenagem a São João Batista. Hoje a capela está localizada no distrito de Barra de São João, no município de Casimiro de Abreu, no estado do Rio de Janeiro. Ela fica próxima ao encontro do rio São João com o mar, uma bela paisagem, e conta com um cemitério onde estão os restos mortais do poeta que dá nome ao município, Casimiro de Abreu, que morreu de tuberculose em 18 de outubro de 1860, quando contava com apenas 21 anos de idade. A Capela de São João Batista está fechada para reformas há mais 13 anos.



 

Fontes


Barra de São João: serra e litoral. Acesso em: 20 maio 2021. Disponível em:


Casimiro de Abreu. Geoparque costões e lagunas do Rio de Janeiro. Acesso em: 20 maio 2021. Disponível em: https://www.geoparquecostoeselagunas.com/casimiro-de-abreu/.


MARINHO, Rodrigo. Missa de São João Batista será feita em tenda devido a estado precário de capela no RJ; Obras serão feitas. Portal de notícias G1, 22 jun. 2019. Acesso em 20 maio 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2019/06/22/missa-de-sao-joao-batista-sera-feita-em-tenda-devido-a-estado-precario-de-capela-no-rj-obras-serao-feitas.ghtml.

Posts recentes

Ver tudo

תגובות

דירוג של 0 מתוך 5 כוכבים
אין עדיין דירוגים

הוספת דירוג
bottom of page