top of page
  • Foto do escritorIgor Emerich

Dica de leitura: As religiões que o mundo esqueceu

Atualizado: 12 de jun. de 2023


É de extrema importância o papel da religião para a humanidade. Todos os campos da vida humana, mesmo numa sociedade laica como a nossa, são de alguma forma influenciados pela religião. (E isso muitas vezes nem é percebido pelas pessoas). Na Antiguidade, por exemplo, a religião se mesclava com a política e com a legislação. Um rei era posto no trono por vontade de um deus e, às vezes, deposto também por vontade de um deus. E muitas vezes esse mesmo rei era o líder máximo da religião. As leis eram a vontade de um deus (ou deuses) para seu povo. Por isso, estudar as religiões nos ajuda a entender as bases da nossa sociedade, e de outras, além de nos ajuda a entender as raízes das nossas crenças religiosas. Contudo, muitas religiões milenares que influenciaram inclusive no surgimento de religiões cultuadas por nós hoje, deixaram de existir junto com seus deuses, rituais e mitos.


Em As religiões que o mundo esqueceu, vários especialistas tratam de mais de uma dezena de religiões que foram esquecidas na esteira da história depois de milênios de existência. Como os sumérios, que viveram na Mesopotâmia entre 4500 e 1900 AEC, adoravam seus deuses? Quais eram as crenças, os rituais e os mitos desse povo? Quais eram os seus deuses? Quais as influências que eles deixaram para as sociedades e religiões atuais? Você sabia que o mito da criação e do dilúvio contidos na Bíblia vieram da Suméria? Você sabia que a festa de Ano Novo também veio de lá? A religião dos sumérios e de muitos outros povos do Oriente Próximo Antigo, da região hoje conhecida como Europa e do Continente Americano são abordadas nesta importante obra.



FUNARI, Pedro Paulo (org.). As religiões que o mundo esqueceu: como egípcios, gregos, celtas, astecas e outros povos cultuavam seus deuses. São Paulo: Contexto, 2016. (216 páginas)





3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page